BOTÕES

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Professores da Educação Superior estão há 4 meses sem reajustes

Cadê a Campanha Salarial?

Um sindicato forte e combativo deve lutar para garantir os direitos e conquistas da categoria, principalmente na Educação Superior é vital somar forças para enfrentar o processo de mercantilização e financeirização do ensino, particularmente nos conglomerados que só visam lucros, sem compromisso com a ciência, o ensino e a pesquisa.


O movimento da categoria pela garantia de seus direitos na Educação Superior é justo e histórico, mas esbarra nos interesses privados do capital internacional, que encontra guarida de parte da diretoria do Sindicato, devido ao seu imobilismo. Isso reflete na Campanha Salarial, que peca pela contumaz falta de vontade política e de luta. Passaram-se os meses de maio, julho e julho, chegamos em agosto e até agora nada de Convenção Coletiva, e desta vez nem o pífio reajuste obtido nos últimos cinco anos foi pago por causa da inépcia dos que dirigem as negociações em nosso sindicato atualmente.

Cabe lembrar que as alardeadas comissões paritárias não deram em nada, pois o acordo fechado em 2013 ignorou todas as propostas que foram objeto de pauta das inúmeras reuniões paritárias, que remontam ao ano de 2012: regulamentação dos Planos de Carreiras, Pós-Graduação “lato-senso” e, sobretudo, a difusão indiscriminada da EAD.

Apesar do discurso midiático que pegou carona na CPI da Educação Superior da Alerj, o sindicato não atua nas IES, em defesa da categoria, pois, a legislação trabalhista e a Convenção Coletiva são sistematicamente desrespeitadas, com claros prejuízos para todos nós professores, a saber:
  • Poucas IES pagam os salários em dia
  • Férias e 13º salários em atraso, em muitos casos chegando a mais de dois anos
  • O FGTS não é regularmente depositado
  • A contribuição ao INSS é descontada na folha salarial dos professores, mas não é repassada à Previdência.

Diante desse quadro, nós, da Chapa 2 -  Vem Pra Luta, conclamamos as professoras e os professores a se engajarem nesse movimento de mudança em defesa dos direitos e das conquistas da categoria, em prol de uma educação de qualidade e pela regulamentação da educação superior privada. Educação não é mercadoria! Vota Chapa 2 – Vem Pra Luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário