BOTÕES

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Renovar, mas sem esquecer a história de lutas da categoria

Por Oswaldo Teles, candidato à presidência do Sinpro-Rio pela Chapa 2 – Vem Pra Luta

Sou professor de história e filiado ao Sinpro-Rio desde 1988, atualmente trabalho no Colégio MAXX e na Rede Pública. A minha militância no movimento de luta dos professores e no Sindicato começou cedo, desde que optei pelo magistério.

Sou membro do FEE (Fórum Estadual de Educação) e em 2012, fui eleito diretor da Contee – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino. Sempre pautei minha atuação no movimento sindical pela convicção de que um sindicato de trabalhadores é o espaço no qual a democracia deve ser praticada ao extremo. Daí a minha firme defesa da tomada coletiva de decisões, envolvendo sempre a categoria.Sem a ampla participação das bases, portanto, a ação sindical fica comprometida.

Participo do Sinpro-Rio porque sei da importância da Educação na construção de um Brasil livre e soberano, e também porque vejo o sindicato como um instrumento fundamental da luta pela valorização da nossa profissão, da defesa dos nossos direitos e de novas conquistas para a categoria. Sempre com base na democracia, na ética, na equidade e na transparência.

Por tudo isso, neste momento, é imprescindível a mudança de postura e de paradigma, tanto visando o enfrentamento com o patronato como a organização da defesa dos nossos direitos. A Chapa 2 - Vem Pra Luta assume o compromisso de implementar campanhas salariais que atendam as demandas da categoria, abandonando a atuação tímida e recuada nas negociações com o patronato.

É nossa obrigação investir numa grande mobilização da categoria com o objetivo de elevar e unificar os pisos, de elaborar um plano de valorização dos salários, com reajustes maiores para os pisos para que possamos atingir a equiparação entre a educação infantil e os ensinos fundamental e médio.

Não podemos abrir mão da ética e da transparência na administração do sindicato. Por não concordarmos com a cobrança da contribuição assistencial para o professor sindicalizado, desde já assumimos também o compromisso de extinguir essa cobrança.

A Chapa 2 - Vem Pra Luta reúne professoras e professores comprometidos com as lutas históricas da categoria e que desejam um sindicato forte e com atuação vigorosa na defesa dos nossos direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário